EAD Híbrido

Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos

  • 8 horas

  • Online

Objetivos

As funções e os recursos humanos no setor público devem ser estruturados a partir das necessidades de serviços oferecidos à população, sempre afetados pelos processos de trabalho e tecnologias envolvidos nesta prestação de serviços. Isso significa que o trabalho público de hoje já não é o mesmo de 20 anos atrás e não será o mesmo daqui a 10 anos.

Estruturar planos de carreiras e de vencimentos deve levar em conta as projeções desse futuro próximo. Afinal, qual Estado teremos? Quais atividades terão sido delegadas e quais serviços serão mais relevantes para a população de 2030? Quanto dos processos estarão automatizados por tecnologias inteligentes? Responder a essas perguntas ajudará a saber quais funções deixarão de existir, quais irão se fortalecer, bem como quais perfis profissionais os planos de carreiras e cargos deverão fomentar para os órgãos públicos.

Somente a partir da compreensão dessa necessidade presente e futura de mão-de-obra que se pode estabelecer quais os perfis profissionais necessários para que a Administração Pública cumpra com sua missão. A partir daí estabelece-se os encargos e posições de cada carreira e cargo dentro da organização. E por esses encargos cabe sempre uma remuneração, que deve ser balanceada a fim de garantir atratividade e, ao mesmo tempo, uma coerência com a complexidade da função.

É por isso que neste curso buscaremos situar primeiro o futuro do emprego público, buscando compreender como está a perspectiva de carreiras no setor público, para pensar nos desenhos de cargos que estão alinhados a este futuro projetado. Após, passaremos à operação: instrumentalização dos planos de carreiras e do pensar o vencimento.

Conteúdo do curso

Ementa

O curso promove um ambiente para o participante compreender como se constroem planos de carreiras, de cargos e de vencimentos alinhados com as perspectivas futuras de necessidades de força de trabalho da organização.

Conteúdo Programático

– O futuro do emprego e das carreiras públicas
– A administração salarial – concepção e história
– O papel da remuneração na organização
– Remuneração variável
– Plano de carreiras, classes e cargos públicos
– Planos de carreiras formais e subjetivos
– Definições de conteúdos ocupacionais – descrição de cargos
– Definição de perfis de trabalho
– Pesquisa salarial
– Estatística aplicada à administração de vencimentos
– Estrutura salarial

Para quem é indicado?

Dirigentes e demais profissionais que atuam em unidades de recursos humanos e são responsáveis pela estruturação de carreiras e planos de cargos e salários.

Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem

Área que atua junto ao corpo docente no desenho de programas educacionais e no desenvolvimento, na proposição e na implantação de novas ferramentas e metodologias de forma a garantir a aprendizagem ativa de nossos alunos.

Dúvidas frequentes

Não, somente encontros online via Zoom.

Sim! Você pode rever o conteúdo.

O acesso fica disponível por até 30 dias após a última aula online e ao vivo.