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 EAD Híbrido

Formação de gestores públicos: EAD com metodologia inovadora

  • 80 horas

  • Online

Objetivos

Este curso foi idealizado para formar profissionais para atuarem nas diversas áreas da Administração Pública, seja como servidor público, ou como representante de empresa que se relaciona com o Poder Público. A ideia é desmistificar os vários institutos e áreas da Administração, mostrando aos alunos de que forma se preparar para ingressar neste mercado de trabalho ou nele atuar, buscando o aprimoramento e desenvolvimento das competências necessárias para progredir na carreira pública.

Conteúdo do curso

Ementa

O curso é composto por 10 módulos nas quatro grandes áreas de conhecimento: Administração Pública e Direito Público, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, Administração e Finanças e Licitações e Contratos.

Conteúdo Programático

 

Módulo 1: Administração Pública e Direito Administrativo – Noções Fundamentais

  • Noções de Constituição Federal e Legislação Infraconstitucional
  • Princípios da Administração Pública
  • Administração Pública Direta, Indireta, Fundacional e Terceiro Setor (Regime Jurídico)
  • Serviço Público e atividade econômica
  • Servidor Público: concurso público
  • Ingresso, cargos, empregos, funções e carreiras
  • Avaliação de desempenho e estágio probatório
  • Responsabilidade do servidor
  • Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar
  • Jurisprudência dos Tribunais

Módulo 2: Parcerias na Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil

  • Aspectos antecedentes ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC
  • Pontos centrais do MROSC – Lei 13.019/2014
  • Execução das parcerias
  • Monitoramento e Avaliação
  • Prestação de contas
  • Modelos de parcerias decorrentes do MROSC: termo de colaboração, termo de fomento, acordo de cooperação
  • Chamamento público: requisitos, hipóteses de dispensa e inexigibilidade
  • Atuação dos órgãos de controle
  • Celebração e Formalização da parceria
  • Atuação em rede

Módulo 3: Gestão, Comunicação, Pessoas e Resultados

  • Gestão com Pessoas: Conceitos e evolução no contexto da Gestão Pública – O que muda no conceito de aproveitamento do potencial dos ocupantes dos cargos e perspectivas de assumir novas responsabilidades
  • Valores que devem nortear as ações dos funcionários na construção de um “espírito público”
  • Análise dos estilos de comportamento a partir do uso das capacidades humanas
  • Comunicação assertiva: ferramenta essencial para engajamento de equipe e resultados positivos
  • Delegação, Monitoramento dos resultados e Inspiração
  • Plano de Desenvolvimento Individual

Módulo 4: Direito do Trabalho na Administração Pública

  • A Administração Pública e a Justiça do Trabalho
  • Servidor Público Celetista
  • Estabilidade
  • Funções de Confiança e cargos em comissão para celetistas
  • Demissão, direitos do empregado e verbas rescisórias
  • Entendimento da Justiça do Trabalho
  • Acidente de Trabalho
  • Riscos Trabalhistas e CIPA
  • Assédio Moral e Assédio Sexual nas Relações de Trabalho

Módulo 5: Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos

  • O futuro do emprego e das carreiras públicas
  • A administração salarial – concepção e história
  • O papel da remuneração na organização
  • Remuneração variável
  • Plano de carreiras, classes e cargos públicos
  • Planos de carreiras formais e subjetivos
  • Definições de conteúdos ocupacionais – descrição de cargos
  • Definição de perfis de trabalho
  • Pesquisa salarial
  • Estatística aplicada à administração de vencimentos
  • Estrutura salarial

Módulo 6: Planejamento Estratégico no Setor Público

  • Planejamento Estratégico na Administração Pública
  • Indicadores: importância e exemplos práticos
  • Gestão de Projetos no Poder Público
  • Gestão de Processos no Poder Público

Módulo 7: PPA, LDO e LOA: Gestão e Transparência

  • Arcabouço Legal das Finanças Públicas
  • Processo Orçamentário Público completo: do plano de governo às peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA)
  • Os créditos adicionais: alterações das peças orçamentárias vigentes
  • Gestão por Programas de Governo
  • Estrutura das receitas orçamentárias
  • Estrutura das despeças orçamentárias
  • Previsão das receitas e despesas orçamentárias
  • Lei de Responsabilidade Fiscal
  • Transparência na Administração Pública

Módulo 8: Administração e Finanças – Execução Orçamentária

  • Estágios da execução das receitas
  • Estágios da execução das despesas orçamentárias
  • Gestão dos resultados orçamentário e financeiro
  • Gestão da execução orçamentária e o controle das dotações orçamentárias
  • Gestão da execução financeira e o Fluxo de Caixa
  • Ferramentas de gestão essenciais para melhoria da saúde financeira dos órgãos públicos: controle interno; gestão de custos; gestão da dívida ativa; gestão tributária
  • Boas práticas para melhoria da arrecadação
  • Boas práticas de redução de custos

Módulo 9: Compras Públicas – Planejamento e Procedimentos

  • Licitações Públicas: legislação aplicável, princípios, conceito e finalidade
  • A licitação como regra
  • Dispensa e Inexigibilidade: excepcionalidade e hipóteses
  • Modalidades e tipos de licitação
  • O procedimento da licitação: planejamento e roteiro
  • Fase interna e externa da licitação
  • Justificativa e motivação dos atos: o que deve conter?
  • Definição do objeto: importância e dificuldades
  • O Edital
  • Impugnações e Recursos: Procedimentos que podem ser adotados pelas empresas
  • Homologação e Adjudicação
  • Pregão Presencial e Eletrônico
  • Sistema de Registro de Preços
  • Orientações dos órgãos de fiscalização externa

Módulo 10: Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos

  • Contratos administrativos
  • Tipos de contratos, Formalização, Execução, Prazos, Aditamentos e Subcontratação
  • Inexecução e Aplicação de penalidades
  • Recursos e defesas a serem apresentadas pelas empresas
  • Gestão e Fiscalização de contratos: Boas Práticas
  • Jurisprudência dos Tribunais

Para quem é indicado?

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área pública. Agentes Públicos e Políticos; Dirigentes e Gestores de Órgãos Públicos, Empresas e Entidades Sociais; Dirigentes e Gestores de Empresas do setor privado que se relacionam com o Governo; Contabilistas, Economistas e Administradores; Profissionais da Área da Saúde, Segurança e Educação; Advogados; Auditores e Fiscais; e demais interessados.

 

Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem

Área que atua junto ao corpo docente no desenho de programas educacionais e no desenvolvimento, na proposição e na implantação de novas ferramentas e metodologias, de forma a garantir a aprendizagem ativa de nossos alunos.

Dúvidas frequentes

Sim, os módulos estão disponíveis para compra separadamente na Loja Virtual do IBÊ.

Não, somente encontros online e ao vivo pelo Zoom.

Sim! Você pode rever o conteúdo na Área do Aluno do IBÊ.

O acesso fica disponível por até 15 dias depois da última aula online e ao vivo do curso.