fbpx

Uma solução para você :)

Orientação Dirigida para servidores públicos

Sensação de estagnação? Desenvolva sua carreira e habilidades com o IBÊ

Ver Mais

Quem confia

Desenvolva sua carreira com o IBÊ

Sensação de estagnação na sua carreira? Não sabe para onde ir?

Nós temos a solução!

Os servidores públicos possuem inúmeros desafios ao longo de sua carreira e, muitas vezes, sentem-se solitários e inseguros na tomada de decisões. 

Nesse sentido, a orientação dirigida tem como objetivo auxiliar o servidor público a conhecer as suas habilidades e competências, ter mais consciência sobre si e as diversas formas de liderar e conduzir seu trabalho, sua produtividade, seu tempo e as diversas demandas que surgem com a responsabilidade de seu cargo.

Saiba quem se beneficia

Pra quem é importante?

Servidores públicos de qualquer esfera que queiram ampliar sua visão estratégica, conhecer e desenvolver suas habilidades e competências e dar um adeus àquela sensação de estagnação que pode estar acompanhando a sua vida profissional!

Solicite uma reunião

Sobre nós

Quem somos nós?

O IBEGESP atua em todo território nacional difundindo a sua missão: capacitar servidores de órgãos públicos e fomentar uma Gestão Pública mais inclusiva e inovadora.

Para tanto, valores como evidência, eficácia, inovação, ética, colaboração e humanização permeiam todas as atividades que desenvolvemos!

Alguma dúvida?

Veja as perguntas mais frequentes

Nós separamos as perguntas mais comuns relacionadas à Orientação Dirigida. Confira ao lado!

Não! A Orientação Dirigida é um programa que prevê a realização de sessões individuais com o servidor público, de forma que ele possa conhecer as suas habilidades e competências, ter mais consciência sobre si e as diversas formas de liderar e conduzir seu trabalho, sua produtividade, seu tempo e as diversas demandas que surgem com a responsabilidade de seu cargo.

Resposta: Confira a seguir alguns sinais de que você está precisando de uma Orientação Dirigida:

  • Dificuldades de gerir a relação entre tempo e demanda: diferenciar o que é rotina, o que é importante e o que é urgente é fundamental para qualquer pessoa. Ser atropelado por milhares de e-mails e compromissos pode distanciar as pessoas de resultados que impactam positivamente suas vidas pessoais e profissionais. Sem essa organização, as organizações públicas dificilmente conseguem atingir e manter as metas definidas em planejamentos e projetos;
  • Sensação de estagnação: muitas vezes o crescimento profissional exige uma avaliação do seu posicionamento e de suas atitudes profissionais. Alguns profissionais possuem um perfil gerencial, outros possuem um perfil predominantemente especialista. Identificar suas fraquezas e pontos de melhoria pode ser o primeiro movimento para sair da estagnação;
  • Dificuldade de agir e operacionalizar: devido às experiências vividas, frequentemente os profissionais conseguem identificar suas fraquezas e seus pontos fortes, não sabendo, porém, como se livrar das vulnerabilidades ou otimizar as habilidades. No processo de Orientação Dirigida, as soluções e os caminhos são organizados em pequenos passos, o que gera satisfação e propicia conquistas;
  • Desejo de descobrir novas habilidades: testes e ferramentas avaliativas auxiliam a descoberta de novas habilidades que podem se transformar em outras competências até então não exploradas no ambiente coorporativo;
  • Não saber “para onde ir”: o processo de Orientação Dirigida auxilia o participante a fazer uma leitura de como visualiza o universo e sua conexão com desejos, expectativas e estilo de vida. Isso permite que um novo caminho seja trilhado dentro de possibilidades reais.

Separamos alguns dos principais benefícios dessa solução:

  • Ampliação e organização da visão estratégica (enxergar quais devem ser suas ações); 
  • Desenvolver e aprimorar a sua forma de liderar, reconhecendo seu próprio modelo de liderança;
  • Auxilia na gestão de tarefas, delegação de atividades;
  • Proporciona uma comunicação clara e eficiente;
  • Melhora o clima na equipe e auxilia no reconhecimento de talentos;
  • Desenvolvimento de objetivos claros na carreira;
  • Validação do que te trouxe até aqui e visualização de novas perspectivas.

A Orientação Dirigida pode ser contratada das seguintes formas:

  • Pelas organizações públicas, com o direcionamento das sessões a servidores públicos indicados por elas;
  • Diretamente pelos servidores públicos interessados em fazer as sessões da Orientação Dirigida.

É possível desde que os objetivos de todos e também da organização sejam semelhantes. Para tanto, é necessário que se faça um diagnóstico prévio e gratuito de para identificar tal possibilidade.

Sabemos que o sucesso das organizações depende cada vez mais do trabalho produzido por equipes, que depende do alinhamento de questões como identidade do grupo, valores, alinhamento de propósito, estilos de comportamento e a abordagem de liderança. 

A diversidade de perfis, competências, visões e graus de confiança, se alinhada e bem organizada, permite a produção de soluções mais criativas, eficientes e definitivas. Neste contexto, o processo de Orientação Dirigida em grupo, guardando os mesmos princípios da Orientação Dirigida Individual, melhora a performance da equipe, reduzindo obstáculos e removendo barreiras. Os membros da equipe, ao focarem em desenvolvimento, ganham maior clareza e descobrem como conquistar os resultados desejados. Além disso, desenvolvem a capacidade de dialogar de forma aberta e transparente. 

Confira a seguir para quais tipos de equipe este processo é indicado:

  • Grupo de líderes (líderes de diferentes áreas);
  • Equipes transversais (pessoas envolvidas em determinado fluxo/processo);
  • Equipes funcionais (mesma área de trabalho);
  • Equipe de projetos (diferentes áreas, mesmo objetivo). 

Esse processo pode levar de 4 a 12 sessões com duração de duas horas e meia cada.

Como contribuímos?

Fale com a gente! 👋️

Estamos sempre à disposição para atender suas demandas. Fique à vontade para enviar sua dúvida ou comentário que entraremos prontamente em contato.