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 EaD Síncrono

 Presencial

Formação de Membros da Assessoria Jurídica com base na Nova Lei de Licitações – Lei 14.133/2021

  • 16 horas-aula

Objetivos

  • Compreender a atuação da assessoria jurídica no contexto da nova lei de licitações
  • Identificar os requisitos do parecer jurídico na NLLC (art. 53, 1º, I e I)
  • Identificar os documentos que compõem a fase interna dos setores requisitantes e do setor de compras e licitação
  • Apresentar as hipóteses de contratação direta que podem ser encaminhadas para manifestação
  • Diferenciar o cabimento nas modalidades Pregão e Concorrência e procedimentos auxiliares
  • Esboçar um parecer com base em caso hipotético

Conteúdo do curso

Ementa

A Nova Lei de Licitações propõe uma maior complexidade à atuação da assessoria jurídica no que tange os pareceres jurídicos. Enquanto a antiga lei de licitações demandava apenas a necessidade de parecer na minuta do edital e do contrato, a NLLC estabelece outro cenário em seu art. 53, § 1º, incisos I e II.

Assim, este programa se propõe a identificar os requisitos do parecer jurídico e diferenciar seu cabimento nas modalidades licitatórias, através da identificação dos documentos que compõem a fase interna dos setores requisitantes e do setor de compras e licitação. Na modalidade de oficina, propõe também a elaboração de um parecer com base em caso hipotético.

Conteúdo Programático

1. Introdução

a. Quem é o Assessor Jurídico na NLLC?
b. Requisitos do parecer jurídico ( 53, §1º, I e I)

2. Documentos que compõem a Fase Interna

2.1. Setores Requisitantes

a) o DFD: requisitos e cabimento
b) ETP: obrigatório sempre? Requisitos
c) TR ou Projeto Básico: requisitos, cabimento
d) Pesquisa de Preços: fontes, recursos da União

2.2. Setores de compras e licitação

a) Processo da compra direta (requisitos, cabimento)
b) Elaboração do Edital
c) Modos de disputa
d) Exigência da habilitação (jurídica, fiscal, técnica, econômico-financeira)
e) Modalidades de licitação
f) Tipo de julgamento
g) Subcontratação

3. Pregão e Concorrência Nova Lei

a) Cabimento
b) O que mudou?

4. Procedimentos auxiliares

a) Registro de Preços
b) Credenciamento
c) Pré-qualificação
d) PMI

5. Contratos Administrativos na Nova Lei

a) Cláusulas
b) Duração
c) Prorrogação (requisitos)
d) Contrato por escopo
e) Reequilíbrio (reajustes, repactuação e revisão)
f) Alterações (quantitativa e qualitativa)

6. Procedimentos para penalização

a) Sanções (tipos e cabimento)
b) Abertura processo administrativo
c) Prazos
d) Comissão processante
e) Parecer jurídico necessário?
f) Notificações
g) Recursos

7. Elaboração de um parecer com base em um caso hipotético

Para quem é indicado?

Advogados, Procuradores, Assessores e Consultores Jurídicos e demais profissionais interessados que atuem com licitações e contratos.

Modalidade:

O curso pode ocorrer na modalidade presencial ou na modalidade EAD síncrona, contando com quatro encontros de 4 horas-aula cada.

Quem faz?

O IBEGESP possui um amplo corpo docente com especialistas na temática, tendo cases de sucesso na área. Para saber sobre a atuação do IBÊ nesse assunto, clique aqui e assista um breve relato de uma organização impactada pelo IBEGESP.

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