Objetivos
O Decreto Federal nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores deverão comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Este curso demonstra de forma prática quais procedimentos irão mudar com a implantação do eSocial, quais eventos existem, como são as tabelas, como enviar estas informações, qual estrutura será necessária para o sistema de Folha de Pagamento e como será a prática no RH e demais departamentos após o início do eSocial.
Conteúdo do curso
Ementa
O curso eSocial promove um ambiente para compreensão dos procedimentos que irão mudar com a implantação do eSocial, por meio de de eventos, tabelas e exemplos práticos. Demonstraremos as mudanças nos departamentos de recursos humanos, departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho. Como serão os envios das admissões, férias, rescisões, afastamentos, folha de pagamento e eventos da segurança e medicina, inclusive qual a parametrização que os sistemas devem possuir para envio destas informações.
Conteúdo Programático
- O que é eSocial
- O que mudará com o eSocial
- Quem será o envio das informações e o que é necessário
- Qualificação cadastral
- Faseamento: 1ª Fase – Eventos iniciais do trabalhador e do órgão
- Faseamento: 2ª Fase – Admissão, Afastamento e Desligamento do trabalhador
- Faseamento: 3ª fase – Folha
- Faseamento: 4ª fase – Medicina do trabalho e Saúde do trabalhador
- Exemplos práticos para órgãos públicos
- Ordem do envio das informações
- Como serão validadas estas informações
- Retificações e Exclusões
- O que mudará na estrutura de todos departamento
Para quem é indicado?
Servidores públicos municipais, estaduais e federais, que atuem tanto na Administração Direta como em Empresas Públicas, Autarquias, Fundações, e nos poderes legislativos e judiciários, e demais interessados no tema.
Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem
Área que atua junto ao corpo docente no desenho de programas educacionais e no desenvolvimento, na proposição e na implantação de novas ferramentas e metodologias de forma a garantir a aprendizagem ativa de nossos alunos.
Dúvidas frequentes
Não, somente encontros online e ao vivo pelo Zoom.
Sim! Você pode rever o conteúdo na Área do Aluno do IBÊ.
O acesso fica disponível por até 15 dias depois da última aula online e ao vivo do curso.